Foi confirmado, na manhã desta quarta-feira, que Porto Alegre tem transmissão local do coronavírus. A informação foi divulgada pelo Secretário da Saúde da Capital, Pablo Stürmer, durante uma coletiva de imprensa.
Hospital de Caridade não tem caso confirmado de coronavírus, afirma médico
Até então, a cidade só tinha registrado casos importados, ou seja, quando pessoas que voltaram do Exterior já com os sintomas do vírus desenvolvem a doença em até 14 dias, que é o prazo de incubação do vírus.
Quando o caso é de transmissão local, significa que as pessoas que não viajaram podem contrair a doença se tiverem contato com outras pessoas que se contaminaram no Exterior.
Brasil já registra três mortes pelo coronavírus
Além desses dois tipos de transmissão, ainda há a transmissão comunitária, quando se torna impossível identificar a origem da contaminação de uma pessoa na cidade. Ainda não há registros confirmados desse caso no RS.
Ainda segundo as informações divulgadas na coletiva de imprensa, são 16 casos confirmados de coronavírus em Porto Alegre: 10 casos onde os pacientes tiveram viagem para o Exterior; quatro que tiveram contato com paciente contaminado em São Paulo; um que esteve em convenção em Bento Gonçalves, onde apresentou os sintomas - pode ser um caso de transmissão comunitária; e um paciente que teve o histórico de viagem não informado. Ela, que é uma mulher de 31 anos, é a única que está internada em hospital com alta prevista para 18 de março. Os outros estão em isolamento domiciliar.
VÍDEO: boates, cinemas e teatros devem fechar as portas em Santa Maria
Santa Maria e a Região Central ainda não confirmaram nenhum caso da doença.